top of page
cirurgia

Áreas de Atuação

O Centro de Tratamento Oncológico Dr. Samuel Aguiar - CTO atua no diagnóstico, planejamento terapêutico, com a tomada de decisão compartilhada com o paciente, considerando as melhores técnicas cirúrgicas para cada caso e suporte multidisciplinar que se estende aos cuidadores e familiares. 

 

Alinhado à radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, atuamos com maior ênfase na cirurgia oncológica, que é o pilar mais tradicional de tratamento de paciente com câncer e, também, o mais utilizado.

 

Cerca de 80% dos pacientes diagnosticados com câncer, em alguma fase do tratamento, recebe a indicação de cirurgia.

Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é o mais tradicional pilar do tratamento de pacientes com câncer e o mais indicado. A estimativa é que oito entre

10 pacientes oncológicos recebam, em algum momento, a indicação de uma cirurgia.

 

A cirurgia oncológica pode ser realizada sozinha ou combinada, por exemplo, com radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou imunoterapia. A abordagem combinada pode ser adjuvante (após a cirurgia) ou neoadjuvante (antes da cirurgia).

 

A cirurgia oncológica, indicada para tumores sólidos e sarcomas de partes moles, possibilita altas chances de cura se o diagnóstico for precoce.  Existem muitos tipos de cirurgia.

Os tipos diferem com base na finalidade da cirurgia, característica do tumor, a parte do corpo que requer cirurgia, a quantidade de tecido a ser removido e o estado clínico do paciente e, em alguns casos, o a preferência do paciente. A cirurgia pode ser aberta ou minimamente invasiva.

 

Na cirurgia aberta, o cirurgião faz um grande corte para remover o tumor, algum tecido saudável e talvez alguns gânglios linfáticos próximos. Na cirurgia minimamente invasiva, o cirurgião faz alguns pequenos cortes em vez de um único maior, por essas incisões são inseridos alguns tubos longos e finos (laparoscópio) com uma minúscula câmera em sua extremidade. A câmera projeta imagens de dentro do corpo em um monitor, o que permite ao cirurgião ver toda a região interna e o que precisa ser realizado. Há também a cirurgia laparoscópica com uso de robô (cirurgia robótica). Essa técnica utiliza instrumentos cirúrgicos especiais que são inseridos através de pequenas incisões para remover o tumor e alguns tecidos saudáveis.

Como a cirurgia minimamente invasiva requer cortes menores, traz alguns benefícios importantes, como: menor tempo de cirurgia, menor tempo de internação, menos dor e desconforto no pós-operatório, menos risco de infecções, diminuição da perda de sangue e hemorragias durante a cirurgia e retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Material cirúrgico

O que faz o cirugião oncológico?

O principal diferencial do cirurgião oncológico em relação às outras especialidades cirúrgicas vai além de sua capacidade técnica de realizar um procedimento cirúrgico, mas sim está em sua formação global em Oncologia.

Com a expertise adquirida ao tratar pacientes com

câncer, o cirurgião oncológico se torna capacitado a

definir protocolos que se baseiam no conhecimento

que dispõem sobre o câncer e nas evidências

cientificamente comprovadas. Sua atuação se torna

ainda mais decisiva em casos de doença mais

avançada, que demandam cirurgias extensas e

potencialmente mais complexas. Com técnica

apurada, o cirurgião oncológico, nesse contexto

de doença mais agressiva, tem o potencial de

oferecer maior controle da doença e, paralelamente, menor impacto físico, emocional e econômico.

Cirurgiões durante a operação

Nossa especialidade

Tipos de câncer que tratamos

Diagnóstico, tratamento e reabilitação dos tumores abdominais, do trato gastrointestinal, tumores do retroperitonio, tumores pélvicos e sarcomas de partes moles.

bottom of page