7 sinais de alerta para o câncer de estômago
- ctocomunicacaointe
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
Conheça os principais sinais de alerta quando o assunto é câncer de estômago

Quando um câncer que afeta o estômago é diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são acima de 90%. Isso significa que, além dos procedimentos terapêuticos serem mais eficazes, a qualidade de vida do paciente também poderá ser preservada, com menos complicações após o tratamento.
Para que a detecção seja precoce, além do acompanhamento médico e da realização de exames de rotina, é importante estar atento a sinais do próprio corpo. Muitas das manifestações podem não ter relação nenhuma com doenças ou serem referentes a um quadro clínico pouco complexo, mas a avaliação completa de um especialista é sempre necessária para garantir o diagnóstico preciso.
Sinais do câncer de estômago
Conheça os principais sintomas que merecem atenção quando o assunto é câncer de estômago:
Inchaço: o câncer pode reduzir a capacidade de armazenar alimentos, o que torna a parede do órgão mais rígida e causa uma sensação de aperto ou de estômago sempre cheio. Além disso, pode causar acúmulo de líquido na cavidade abdominal e levar a inchaço, semelhante à barriga de uma gestante.
Azia prolongada: essa ardência na parte superior do peito e na garganta é comum e pode ser em razão da ingestão de alimentos apimentados e fritos, por exemplo. No entanto, se a azia for prolongada e não passar, mesmo com medicamentos como antiácidos, é necessário investigar a causa.
Náuseas e vômitos: caso o tumor bloqueie a saída do estômago poderá causar constantemente náuseas e vômitos após a alimentação, pois tanto a comida ou a bebida não conseguem chegar ao duodeno (a primeira parte do intestino) e podem retornar ao esôfago ou boca.
Perda de peso sem motivo aparente: quando ocorre a perda de peso de forma inesperada, sem mudanças na dieta ou nos hábitos diários, é importante entender a causa, principalmente se acompanhado de sintomas como náuseas, vômitos e inchaços.
Fadiga: o câncer de estômago pode causar uma perda lenta de sangue e, com isso, gerar um quadro de anemia, que será perceptível pela sensação constante de exaustão e fadiga.
Sangue nas fezes ou no vômito: apesar de ser um sinal bastante raro de aparecer, pode ocorrer se a perda de sangue for acentuada. No caso das fezes, elas podem ficar muito escuras, quase pretas - sinal de que houve um sangramento no estômago.
Sensação de saciedade: mesmo após ter comido muito pouco, ocorre uma sensação de que o estômago está cheio. Caso note essa saciedade precoce com frequência, é necessário averiguar.
Um reforço importante: notar a presença desses sinais não significa a confirmação de um câncer de estômago, mas sim de que é preciso passar por uma avaliação médica para que identificar a causa dos sintomas.