top of page

Cuidados que o paciente deve ter durante o tratamento do câncer

Quando um paciente passa pelo desafio do câncer, seja por meio de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, torna-se necessário adotar cuidados adicionais durante o tratamento para preservar sua saúde e bem-estar.



O organismo é como uma máquina complexa, ficando  mais vulnerável e exigindo atenção redobrada.


Para entender melhor esta questão, conversamos com Giselda Aguiar, enfermeira oncológica do Centro de Tratamento Oncológico (CTO).



Quais os principais efeitos colaterais do tratamento do câncer e o que fazer para amenizá-los?

Os efeitos colaterais variam conforme o tipo de tratamento indicado. Após o diagnóstico inicial, o médico realiza uma série de exames para determinar a abordagem terapêutica mais adequada. Quando o tratamento é com quimioterapia , é comum que o paciente tenha enjoos e náuseas.


Durante a quimioterapia explicamos para o paciente sobre o risco de queda da imunidade, que acontece principalmente entre o 7° e o 14° dia após o início do ciclo. Nesse período se ele tiver febre ou calafrios precisa procurar um pronto atendimento para ser avaliado. Deve evitar ambientes com aglomeração de pessoas, usar máscara para evitar infecções oportunistas, devido a sua imunidade estar mais baixa, nesta fase ele está suscetível a adquirir qualquer infecção, gripe, entre outras, deve evitar também usar materiais cortantes, como o alicate para retirar a cutícula, nesta fase de queda da imunidade ele pode se cortar e ter uma infecção importante.


O paciente também não deve ingerir alimentos crus ou de procedência duvidosa, deve lavar bem os alimentos e consumi-los cozidos ou assados. Em casos de sintomas leves e transitórios, recomenda-se fracionar a alimentação, consumindo pequenas porções em intervalos menores. Já se os sintomas se intensificarem, como vômitos frequentes e incapacidade de ingestão alimentar, é aconselhável buscar o pronto-socorro e informar o médico sobre o ocorrido.


No período pós-cirúrgico, dores abdominais decorrentes da retenção de gases são comuns. É muito importante que esse paciente seja acompanhado por uma enfermeira especialista, que vai orientá-lo adequadamente, vai acompanhar a evolução dos curativos, cuidados com drenos e possível necessidade de retorno ao hospital para uma avaliação médica.


Todas as etapas são muito importantes, o paciente recebe muitas informações de vários profissionais, por isso é fundamental ter um profissional especializado para que ele possa esclarecer as dúvidas em todas as etapas do tratamento.



O que o paciente pode fazer para que o pós-tratamento seja o mais efetivo possível?

Cumprir rigorosamente as  orientações médicas, do enfermeiro, da nutricionista, de todos os profissionais envolvidos no tratamento para que seja possível garantir um passo a passo de cada etapa com o mínimo de dúvidas possível, mesmo quando se trata de medidas simples.


Algumas ações podem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida nesse período, lógico que sempre sob a supervisão da equipe médica, entre elas: a prática de caminhadas ao ar livre, a adoção de uma dieta rica em alimentos frescos preparados em casa e a prática da meditação.


É importante também que o paciente tenha uma rede de apoio que possa auxiliar nas tarefas do dia-a-dia e estar ao lado nos momentos necessários. Isso traz mais segurança e minimiza a sensação de estar sozinho durante cada etapa do tratamento.


O acompanhamento psicológico também vai auxiliar muito e facilitar o enfrentamento e a aceitação do processo terapêutico. Por isso, sempre aconselhamos que assim que o paciente recebe o diagnóstico de um câncer busque o acompanhamento de um psicólogo.

 


Quais são as restrições que o paciente pode ter após o tratamento?

Em razão da maior sensibilidade do paciente, é desaconselhável a exposição direta ao sol. Medidas preventivas, como o uso de protetor solar e acessórios de proteção, como bonés, são recomendadas para atividades ao ar livre. Ele não deve se expor ao sol fora do horário recomendado (no primeiro período da manhã e no final da tarde).


A caminhada diária é excelente para manter o paciente com uma atividade física regular, é benéfica e muito bem vinda, auxilia na prevenção de tromboses, eliminação de gases e bom funcionamento do intestino, já as atividades físicas intensas devem ser feitas apenas após liberação médica.


Quanto à alimentação, é preferível consumir alimentos frescos, bem higienizados e preparados em casa, evitando os alimentos crus, ultraprocessados e frituras. A ingestão de água adequadamente também auxilia no bom funcionamento do organismo.


Com esses cuidados o paciente pode passar pelo tratamento oncológico seja com quimioterapia, cirurgia ou radioterapia bem cuidado, bem monitorado e principalmente minimizando complicações e danos durante seu tratamento e após o término dele, seguindo as recomendações de profissionais especializados.

댓글


bottom of page