top of page

Diarreia ou constipação podem ser sintomas de câncer de intestino?

A diarreia ou constipação pode ter causas variadas. Apesar de parecerem condições distintas ambas atingem o sistema digestivo e é preciso ficar atento quando essa condição é constante e não apresenta melhora porque entre as diversas causas, uma delas pode ser o câncer de intestino.


Papel higiênico

Esse órgão é um dos mais afetados por tumores malignos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil estão previstos cerca de 45.630 novos casos da doença neste ano, o que a torna o terceiro tipo mais comum de câncer no país.


Mas nem sempre a diarreia ou a prisão de ventre significa um câncer - pelo contrário, essa associação é bastante rara.


Entenda melhor cada condição e quando deve estar alerta ao seu surgimento.


Quando devo me preocupar com a diarreia?


A diarreia é notada pelas evacuações aquosas, soltas e mais frequentes. É um problema comum, que pode ser o único sintoma de alguma doença ou ocorrer junto com náuseas, vômito, dores abdominais e perda de peso.


Geralmente, a diarreia dura somente alguns dias. Caso ela passe a barreira de uma semana, pode ser que a pessoa tenha outro problema, como síndrome do intestino irritável (SII) ou condições como doença celíaca ou doença inflamatória intestinal (DII) - destas, as mais comuns são a Doença de Crohn e a colite-ulcerativa. Por fim, o câncer de intestino também pode ser a causa.


Um médico deve ser consultado caso:


  • A diarreia persista por mais de dois dias sem melhoras;

  • Ocorra um quadro de desidratação;

  • Cause muitas dores abdominais ou na região do ânus;

  • Seja acompanhada por sangramentos ou fezes pretas;

  • Tenha febre acima dos 39 ºC.


Se for uma criança com diarreia, a consulta médica será importante já depois das primeiras 24 horas sem melhora da doença.


Quando devo me preocupar com a constipação?


A constipação, conhecida também como prisão de ventre ou intestino preso, é quando a pessoa tem muitas dificuldades para evacuar - com uma frequência menor que três vezes por semana.


Essa é uma condição bastante comum, que pode ocorrer, por exemplo, pela ausência de fibras alimentares ou de líquidos na dieta, ou a falta de exercícios físicos. Nesses casos, a mudança de hábitos nas refeições ou inclusão de atividades físicas podem ajudar.


Alguns medicamentos e doenças também podem causar constipação. São situações em que um médico deve ser consultado, seja para mudar o remédio ou para tratar de forma mais apropriada a causa da prisão de ventre - que pode ser um sintoma de lesões ou surgimento de tumores (benignos ou malignos) na região do intestino grosso.


Outras situações em que a consulta médica é importante em quadros de constipação são:


  • Quando os sintomas duram mais que três semanas;

  • Acompanhada de dificuldades para realizar atividades do dia a dia;

  • Presença de sangue nas fezes ou de fezes pretas;

  • Dores abdominais ou no estômago que não passam;

  • Mudanças nas cores ou formato das fezes;

  • Perda de peso sem motivo aparente.


Quando a constipação ou diarreia podem ser um câncer de intestino?


É preciso prestar atenção quando os dois sintomas, tanto o intestino solto como preso, ocorrem de forma persistentes e, mais ainda, quando essas condições estão intercaladas. Por exemplo: em um momento está com o intestino solto; em outro, com prisão de ventre; depois volta a diarreia e permanece nesse ciclo.


Quando eles se alternam dessa forma, pode ser o sinal de uma intolerância à lactose, doença celíaca, retocolite ulcerativa ou câncer de intestino. Vale lembrar que outros sintomas também podem ocorrer quando há um tumor maligno na região, como sangue nas fezes, dores abdominais persistentes, estômago inchado e perda de peso inexplicável.


O mais importante nessas situações é buscar um médico especialista na região do trato gastrointestinal, que possa avaliar de forma individualizada o paciente, pois cada caso poderá ter variáveis de acordo com o tipo da doença ou a condição de saúde da pessoa.

Comments


bottom of page