top of page

Fumar pode causar câncer?

Fumar pode causar câncer sim. A relação do ato de fumar com o aumento do risco de diversos tipos de câncer está comprovada cientificamente.


cigarros

Além do câncer de pulmão, mais conhecido pelas pessoas, em que é responsável por 90% das mortes, o tabagismo também é fator de risco para: leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia. Isso sem contar muitas outras doenças não oncológicas.



Se isso é conhecido e divulgado pela ciência, por que fumar?


Ocorre que o tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina, presente no tabaco. Ademais, o tabagismo é considerado a maior causa isolada de adoecimento e mortes precoces no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano e, desse total, 7 milhões são resultado do uso direto do produto e cerca de 1,2 milhão corresponde a não fumantes que são expostos de modo indireto à fumaça do cigarro (os chamados fumantes passivos).


E não há qualquer forma segura de consumo de tabaco. Todas prejudicam a saúde: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar e outros.


O tabaco apresenta mais de 4.700 substâncias tóxicas e, entre elas, estão as que são capazes de causar mutações nas células, danificando o DNA nos órgão expostos à fumaça.


É verdade que mutação celular é um processo natural, que ocorre em todas as pessoas.  Entretanto, nosso organismo é dotado de sistemas de reparo, mantendo o funcionamento do organismo sob controle.


Esse equilíbrio é quebrado com o consumo das substâncias tóxicas do tabaco e o corpo não consegue manter o controle sobre todas as mutações e as células com capacidade de proliferação e invasão se multiplicam, causando câncer. Ao mesmo tempo, a dependência da nicotina, presente no tabaco, dificulta a pessoa a parar de fumar em um processo cada vez mais prejudicial à saúde.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page