top of page

Fumar pode causar câncer no intestino?

Fumar é um dos fatores de risco evitáveis do câncer de intestino. É importante destacar essa informação porque quando as pessoas pensam nos possíveis cânceres causados por qualquer forma de consumo do tabaco, logo se lembram do câncer do pulmão, o que é fato. No entanto, o tabagismo é fator de risco para diversos outros tipos de doenças oncológicas, entre elas, o câncer de intestino (ou colorretal).


Pessoa com cigarro na mão

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É um tipo de câncer que quando descoberto precocemente, sem que tenha se espalhado para outros órgãos em um processo que chamamos de metástase, têm grandes chances de cura.


Em geral, o câncer de intestino pode começar com o desenvolvimento de um pequeno pólipo, uma lesão benigna. Se esse pólipo for retirado antes de se tornar câncer, o paciente estará livre da doença. Para isso, o paciente precisa se submeter a um exame chamado colonoscopia que detecta e já e retira o pólipo.


Fumar pode causar câncer no intestino


Além de aumentar o risco de câncer de intestino, a fumaça do cigarro vai causando estrago por onde passa. E não importa como a pessoa está consumindo o tabaco - cigarro convencional, charutos, cigarro eletrônico, narguilé, cigarro de palha, todos esses e qualquer um outro, leva para o organismo vários elementos tóxicos e cancerígenos, como níquel, arsênio e substâncias radioativas.


O tabagismo é inimigo do intestino e do trato gastrointestinal como um todo. As substâncias ingeridas alteram a produção dos ácidos estomacais, podendo piorar quadros de gastrite e refluxo. Podem também interferir na motilidade do sistema gastrointestinal, que constitui a forma que o sistema mistura os alimentos aos sucos digestivos para colocá-los em contato com as paredes intestinais para melhor absorção e impulsioná-los através do trato gastrointestinal no momento e em quantidades apropriadas. O desequilíbrio desse processo pode contribuir para o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável.


Outros fatores evitáveis do câncer de intestino são: obesidade, sedentarismo, dieta rica em carne vermelha e alimentos ultraprocessados e alcoolismo.




Fonte

Lancet Gastroenterol Hepatol. 2019; 4:913-33.

Nat Commun. 2021; 12:4579.

留言


bottom of page