Hemorroida pode virar câncer?

A resposta é não. O câncer colorretal e a hemorroida podem apresentar alguns sintomas semelhantes, como sangramento nas fezes. Talvez por essa razão exista a ideia, completamente infundada, de que hemorroida pode se transformar em câncer

homem com dor de barriga

Na realidade, hemorroida é uma doença benigna, que precisa ser tratada, mas que não é a origem de qualquer tipo de câncer.

Todas as pessoas têm vasos sanguíneos na região do ânus que se dilatam e se retraem durante os movimentos intestinais. No entanto, quando esse movimento natural do organismo provoca sintomas é que se considera uma doença hemorroidária. Nesse caso, a hemorroida pode ser interna, se estiver dentro do canal do ânus, ou externa, se estiver para fora, na borda do ânus.

A doença hemorroidária acontece quando veias e pequenos vasos sanguíneos do reto se dilatam e ficam inchados em função do esforço repetido para evacuar.

Entre os sintomas estão a sensação de calombo ou de saliência ao redor do ânus, dor ou ardor ao ir ao banheiro, coceira no ânus, sangramento anal que pode ser visível  nas fezes, no papel higiênico ou na roupa íntima. Outro sintoma comum é o paciente depois de  evacuar, continuar com a sensação de que ainda há fezes para eliminar.

Já o câncer colorretal pode se originar no cólon ou no reto e é uma das causas mais comuns de câncer no aparelho digestivo. Os sintomas incluem sangue nas fezes, alteração nos hábitos intestinais com duração de pelo menos três semanas; sensação de evacuação incompleta; dor abdominal; perda de peso e cansaço extremo inexplicáveis. Além disso, em sua fase inicial não costuma apresentar  sintomas.

Portanto, entre hemorroida e câncer colorretal, há sintomas diferentes e alguns que se sobrepõem ou são parecidos. Portanto é muito importante na presença de qualquer um desses sinais, procurar um médico para realizar o diagnóstico correto, seguido do tratamento adequado.

Em linhas gerais, o diagnóstico é realizado por meio de um exame físico detalhado, que pode detectar a presença de hemorroidas externas; exame de sangue oculto nas fezes; e a colonoscopia, procedimento essencial para visualizar o interior do colón e do reto para detectar se pólipos ou tumores. No caso de pólipos, que são precursores de um câncer, eles são retirados durante a colonoscopia, prevenindo essa doença no futuro.

Em termos de tratamento, os caminhos são totalmente diferentes. O tratamento do câncer colorretal varia de acordo com o estágio em que foi detectada a doença, quanto mais precoce, maior a chance de cura. Entre os recursos terapêuticos a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Já a hemorroida pode ser gerenciada com a inclusão de mais fibras na alimentação, aumento da ingestão de água, uso de cremes tópicos e, em casos mais severos, cirurgias com métodos minimamente invasivos.