top of page

Pólipo no intestino: o que é e por que deve ser retirado?

Pólipos são pequenos nódulos que podem surgir na superfície mucosa do trato gastrointestinal, sendo muito comuns no intestino grosso. Geralmente são detectados na região em um exame de colonoscopia.


Com o formato de um cogumelo, todos os pólipos precisam ser avaliados, pois cerca de 30% podem evoluir para um câncer - e nesses casos devem ser retirados. A medida mais eficiente na prevenção do câncer colorretal é exatamente a remoção de pólipos por meio da colonoscopia.


Qualquer pessoa pode ter um pólipo no intestino, principalmente quem tem 50 anos ou mais, é fumante, apresenta graus de obesidade ou tem uma dieta muito concentrada em alimentos ultraprocessados e embutidos. O risco também é maior para os portadores de doenças crônicas intestinais, como Doença de Crohn e retocolite ulcerativa, assim como quem tem histórico na família de pólipos intestinais ou de câncer colorretal.


Os pólipos no intestino geralmente não causam sintomas, por isso é importante realizar periodicamente exames para rastrear sua existência. O rastreamento é pelo exame de colonoscopia e deve ser feito a partir dos 45 anos - ou antes, caso tenha alguma condição que aumente o risco.


Apesar da maioria dos pólipos serem benignos e não manifestarem sintomas, o câncer colorretal também é silencioso nos estágios iniciais. Por isso, qualquer pólipo suspeito deve ser rapidamente analisado e, caso confirmado o diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento o quanto antes. Vale ressaltar que, quando o tratamento é realizado nos estágios iniciais da doença, as chances de sucesso no tratamento aumentam consideravelmente, assim como  a recuperação do paciente pós-tratamento.


Existe algum sinal de um pólipo intestinal?


Apesar da maioria dos pólipos no intestino não causarem sintomas, algumas pessoas podem manifestar quadros como:


  • Mudança na cor das fezes, principalmente por causa da presença de sangue nas fezes. Pode ser notado com faixas vermelhas ou as fezes com a cor preta.

  • Presença de constipação e de diarreia que duram por mais de uma semana, ou essas duas condições vivem trocando de lugar - uma semana está prisão de ventre, na outra a barriga solta, e assim sucessivamente.

  • Dores e desconfortos na região do abdômen.

  • Presença de sangue no papel higiênico ou no reto.


São sinais que podem indicar um pólipo intestinal ou outra condição clínica, inclusive o câncer colorretal, e que merecem ser analisados por um especialista. Geralmente o médico indicará a colonoscopia que, mais do que examinar internamente o intestino grosso, poderá já remover os pólipos encontrados durante o procedimento.

Comments


bottom of page