top of page

Por que fazer a cirurgia com um cirurgião oncológico?

  • ctocomunicacaointe
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura

O procedimento cirúrgico é um recurso utilizado no diagnóstico, estadiamento e tratamento da maioria dos tumores sólidos. Tratar o câncer com um cirurgião oncológico é optar por um profissional com formação e conhecimento robusto sobre a história natural dos tumores e, dessa forma, capacitado a fazer o melhor estadiamento e planejamento terapêutico.


cirurgião oncológico

A cirurgia oncológica, ao lado da quimioterapia e da radioterapia, faz parte do tripé do tratamento do câncer. O procedimento cirúrgico é um recurso utilizado no diagnóstico, estadiamento e tratamento da maioria dos tumores sólidos. Tratar o câncer com um cirurgião oncológico é optar por um profissional com formação e conhecimento robusto sobre a história natural dos tumores e, dessa forma, capacitado a fazer o melhor estadiamento e planejamento terapêutico.


A formação de um cirurgião oncológico


Para se especializar em cirurgia oncológica é necessário cumprir uma jornada de cerca de 11 anos de estudo: graduação em medicina (6 anos); residência em cirurgia médica (3 anos); residência em cirurgia oncológica (3 anos); mais um ano de residência (R4) não obrigatória para quem desejar ampliar a formação.


Essa longa formação é necessária porque o câncer é uma doença complexa e o cirurgião oncológico precisa estudar os padrões de desenvolvimento das doenças oncológicas no organismo e quais são os tratamentos mais adequados para cada caso ou tipo de doença. Ele vai se concentrar no procedimento cirúrgico, além de atuar de maneira multidisciplinar, com as equipes envolvidas no tratamento personalizado para definir as condutas que aumentam as chances de cura do paciente.


O cirurgião oncológico e a complexidade do tratamento

Há casos, a depender do tipo de câncer e em que fase foi feito o diagnóstico – precoce ou mais avançado –, que a cirurgia pode ser o único tratamento. Por exemplo, em tumores descobertos em fase inicial, há possibilidade da cirurgia ser curativa.


No entanto, há situações em que a cirurgia oncológica pode ser um recurso paliativo, ou seja, um procedimento para aliviar sintomas da doença, como dores. Outra função da cirurgia oncológica é auxiliar a definir o estadiamento do câncer, casos em que o diagnóstico acontece por meio de um procedimento cirúrgico.


Uma vez que a cirurgia costuma ser a principal indicação de tratamento da maioria dos cânceres, a consulta com um cirurgião oncológico é medida recomendada tão logo seja confirmado o diagnóstico de um tumor sólido. Além disso, o cirurgião oncológico também pode ser procurado diretamente pelo paciente na presença de sintomas suspeitos de câncer. Nesse caso, ele determinará os exames necessários para confirmar ou excluir o diagnóstico de câncer.

sbcdlogo_branco_assinatura.png
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Médico responsável: Dr. Samuel Aguiar - CRM/SP  84495  //  RQE 43422

Copyright ©  Centro de Tratamento Oncológico Dr. Samuel Aguiar - CTO

bottom of page