Presença de sangue nas fezes, o que fazer?

A presença de sangue nas fezes pode ser sintoma de diferentes condições, desde hemorroidas, fissuras anais, doenças inflamatórias intestinais ou câncer no intestino. Caso ocorra, é importante buscar a avaliação médica para identificar a causa.

Quando podem aparecer as fezes no sangue?

Você pode observar de diversas formas, como:

• Presença de sangue no papel higiênico logo após se limpar;

• Ver sangue no vaso sanitário após defecar. A água também pode ficar em tom avermelhado;

• Notar fezes avermelhadas, marrom escura ou pretas.

• O sangue pode ser decorrente de qualquer parte do trato gastrointestinal, como estômago, intestino delgado, intestino grosso (cólon), reto e ânus.

Quais são as causas de sangue nas fezes?

A presença de sangue nas fezes pode ser causada por diversos fatores. Alguns não são sérios, mas outros casos podem ser graves, e por isso a avaliação médica é fundamental para o diagnóstico preciso dessa condição.

Veja alguns dos mais comuns fatores que causam sangue nas fezes:

• Hemorroidas: veias inchadas dentro do reto ou do ânus. Costumam ser a causa mais comum de sangue nas fezes. Essas veias, quando se rompem perto da superfície da pele, podem sangrar e aparecer nas fezes ou no papel higiênico. Geralmente, as hemorroidas não são graves e estão relacionadas a fatores como muito esforço ou pressão em situações como de levantamento de peso, esforço para defecar ou durante a gravidez.

• Fissura anal: assim como as hemorroidas, podem ocorrer após muito esforço para evacuar fezes mais duras. No entanto, não se tratam da mesma coisa: a fissura é uma ruptura no revestimento do ânus, pode ser mais dolorosa e necessitar de um tratamento para cicatrizar.

• Doença inflamatória intestinal (DII): conjunto de doenças que causam inflamação de forma contínua no intestino (por exemplo: enquanto a retocolite afeta o intestino grosso, a doença de Crohn atinge principalmente o intestino delgado). A DII pode se manifestar com dores abdominais, diarreia e por sangue nas fezes.

• Diverticulite: aparece na parte quase final do cólon, próximo ao reto, quando pequenas bolsas, chamadas de divertículos, ficam inflamadas. Isso pode tornar os vasos sanguíneos mais frágeis e com maior chance de romper, ocasionando o sangue nas fezes.

• Pólipos e câncer colorretal: os pólipos podem aparecer no intestino grosso e, em muitos casos, podem sangrar. Além disso, os pólipos podem desenvolver para um câncer no intestino.

É possível evitar sangue nas fezes?

Alguns hábitos podem ajudar a reduzir o sangramento nas fezes. Beber bastante líquidos, principalmente água, ter uma dieta saudável (com predomínio de cereais, frutas e verduras, evitando alimentos ultraprocessados), evitar muito esforço na hora de evacuar e não permanecer sentado no vaso sanitário por muito tempo.

De todo modo, alguns casos de sangue nas fezes podem ser por causa de alguma doença no trato gastrointestinal. Por isso, se notar qualquer sangramento anal repentino ou persistente, principalmente se acompanhado de outros sintomas como dores ou ardência, procure um médico imediatamente.

ความคิดเห็น