top of page

Quais os impactos da alimentação no desenvolvimento do câncer

Você sabia que suas escolhas alimentares podem aumentar ou reduzir as chances de desenvolver um câncer?


Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), alimentos ultraprocessados, carnes embutidas e frituras podem elevar o risco da doença.


Isso não significa que o consumo desses alimentos está proibido, mas sim que devem ser consumidos com moderação, visto que são ricos em aditivos químicos, gorduras saturadas, açúcar e sódio, e podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como de intestino, reto, estômago, esôfago, pâncreas e fígado.


Além disso, esses alimentos possuem alta densidade calórica e baixo teor de fibras, o que pode levar ao ganho de peso excessivo que também é um fator preditivo para o desenvolvimento de câncer.



Mas afinal, quais são esses alimentos?


- Alimentos ultraprocessados: produtos prontos para consumir ou aquecer, como salgadinhos, macarrão instantâneo, sorvetes, biscoitos recheados, lasanhas congeladas, refrigerantes e outras bebidas açucaradas (como chás e sucos industrializados).


- Carnes processadas/embutidas: peito de peru, salsicha, presunto, linguiça e mortadela são exemplos de carnes preparadas e conservadas por processos de defumação e acrescentados aditivos químicos que são potencialmente cancerígenos.


- Frituras: evite esse modo de preparo, que costuma ser utilizado para batata, carnes e outros alimentos. As frituras também podem estimular a produção de substâncias cancerígenas



E quais os alimentos que podem auxiliar na prevenção do câncer?


Não há nenhum alimento que sozinho seja capaz de prevenir a doença, mas um fator chave para a prevenção do câncer é um estilo de vida saudável, baseada em uma alimentação variada e com comida de verdade, prática de exercícios físicos e baixo consumo de bebidas alcóolicas.


Nas refeições do dia a dia, priorize os cereais integrais, carnes magras e consuma no mínimo 4 porções de frutas, legumes ou verduras.


Caso deseje montar um lanche, por exemplo, opte por queijo branco, saladas, ovos e pastas preparadas com grãos ou vegetais; em relação as bebidas, escolha sempre sucos naturais, sem adição açúcar ou adoçantes.


Por fim, consulte um nutricionista para que ele possa adequar as suas preferências à uma alimentação saudável, de acordo com seu quadro de saúde, metas de vida, prevenindo o câncer ou auxiliando em seu tratamento.

Comments


bottom of page